Buscar
  • Move Escola de Negócios

Quais são as 7 dicas para ser um bom vendedor?

Se fossemos resumir tudo em apenas uma palavra, eu diria PERSUASÃO.

A persuasão facilita e muito no processo de atendimento ao cliente, uma vez que sabendo usar tais técnicas tu consegue entender como funciona o pensamento dos teus clientes.

Mas não confunda persuasão com manipulação.

A persuasão visa o bem comum, ou seja, você como vendedor estará vendendo não um produto ou serviço, mas sim a solução do problema que o seu cliente está enfrentando.

Já a manipulação visa só o bem de um dos lados, geralmente o lado de quem está usando desse artifício.



Existem diversas técnicas de persuasão que funcionam poderosamente, inclusive é o uso delas que faz com que apenas poucos vendedores atinjam as metas todos os meses e ganhem altas comissões. Você deve estar curioso para saber quais são essas técnicas e, fique tranquilo, vou te descrever algumas delas e como funcionam:

  • Corra, é só amanhã nas Casas Bahia…. (gatilho mental da Urgência)

  • Se você efetuar HOJE compra do produto X, você ganha totalmente grátis o produto X…. (Gatilho Mental da Urgência e Escassez)

  • 9 entre 10 dentistas recomendam colgate, a marca nº1 entre os dentistas…. (Gatilho Mental da Prova Social e Autoridade)

  • Está cansado de pagar altas contas de energia elétrica e quer solucionar isso de uma vez por todas?… (Gatilho Mental da DorXPrazer e da Curiosidade)

  • Em breve em sua cidade, o show mais esperado da década… (Gatilho Mental da Antecipação)

Então, esses são alguns exemplos do uso dos Gatilhos Mentais, os quais nada mais nada menos são do que atalhos que podemos criar para fazer com que as pessoas tomam decisões no chamado "piloto automático", ou seja, sem ficar pensando muito.

Ainda, existem alguns passos que devem ser seguidos se você quiser ser o MELHOR vendedor:

1- Perceba qual o problema que o seu cliente quer resolver! 2- Aumente o valor percebido do seu produto/serviço e faça seu cliente imaginar o problema dele sendo resolvido! (Lembre-se, ninguém compra o produto, as pessoas compram a resolução dos problemas delas) 3- Aprenda a ouvir primeiro de forma atenciosa o seu cliente 4- Nunca demonstre pressa em vender, produtos caros exigem maior consideração por parte de quem compra, por isso, não apresse seu cliente, ajude-o com as dúvidas e objeções que ele possa vir a ter. 5- Mostre os diferenciais que o teu produto oferece. 6- Nunca fale do produto da concorrência 7- Deixe o cliente à vontade.


O esquema é que você não precisa fazer tudo o que citei acima, depende do que você vende, alguns passos não precisam ser seguidos. Mas provavelmente você precisa estudar e praticar muito para fazer isso de forma automática.


Espero ter te ajudado, boa sorte!

11 visualizações0 comentário